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O que fazer quando o cabeleireiro erra?

 Não é horrível quando você entra no salão confiante de que vai ficar ainda mais linda e acaba saindo de lá com o cabelo detonado, com uma cor nada legal e, como se não fosse pesadelo o bastante, ainda tem que PAGAR pela cagada que o (mau) profissional fez?


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Pois é… pode acontecer com qualquer um e é a maior frustração!

Só que não é assim que as coisas deveriam ser… Assim como todo produto ou serviço que a gente compra por aí, os salões de beleza também são obrigados por lei a oferecer aquilo que prometem e deixar seus clientes felizes. Sendo assim, quando o cabeleireiro erra por irresponsabilidade, ele está, na verdade, descumprindo as leis do consumidor. 


Por isso, se alguma infelicidade acontecer com você no salão, desde um corte malfeito até um processo químico que deu errado, saiba que você tem o direito de:

  • Pedir que o serviço seja refeito
  • Pedir seu dinheiro de volta
  • Exigir que seu cabelo seja recuperado até voltar a ser como antes

Lembrando que tudo que for gasto tentando deixar seu cabelo igualzinho a como ele era antes deve ser pago pelo cabeleireiro que fez a besteira, tá?

  • E se o salão se negar?

Se o salão se negar a devolver seu dinheiro, refazer o serviço ou recuperar seu cabelo dos danos, você pode (e deve) fazer um boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa do Consumidor da sua cidade.

  • E se mesmo assim não adiantar? 

Se mesmo assim nada acontecer, você pode abrir uma reclamação no PROCON (Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) para tentar um acordo com o salão responsável pela desgraça. Se mesmo assim esse acordo não acontecer, você será encaminhada (se quiser, claro) para o Juizado Especial Cível, conhecido também como Juizado de Pequenas Causas, para pedir uma indenização por danos morais. E, segundo o que é proposto por lei, nos casos de indenização até 20 salários mínimos, você não vai precisar nem contratar um advogado…

  • Preciso de testemunhas ou provas?

Não. O Código de Defesa do Consumidor diz que a responsabilidade do salão é objetiva, ou seja, você não vai precisar provar que a culpa foi do profissional… Até mesmo se você já chegou no salão com o cabelo danificado de outros tratamentos e seu cabeleireiro terminou de detona-lo, a culpa será somente dele porque, de acordo com o CDC, o profissional assume todos os riscos do que pode vir acontecer quando presta um serviço.
A unica coisa que você vai precisar para fazer seus direitos valerem é da nota fiscal ou recibo que mostre que você contratou o serviço – comprovante de cartão de débito ou credito também servem. Já as fotos do antes e depois não são obrigatórias, mas ajudam bastante no processo. Por isso, fica aí a dica… vai fazer algo “arriscado” no cabeleireiro? Peça nota e tire muitas fotos! E apesar de ter testemunha não ser obrigatório, se conseguir levar alguém no cabeleireiro com você é melhor ainda. Lembre-se de que quanto mais provas melhor.
Ah! Também é preciso destacar que a culpa só sai das costas do profissional se antes ele declarar por escrito todos os riscos que seu cabelo corre ao fazer o tratamento que está pedindo. Aí, se você assinar esse termo de responsabilidade e seguir com o tratamento, tudo que acontecer a partir daí será sua culpa… é o que o chamam de consentimento informado.


É claro que saber de todas essas coisas é o primeiro passo para se livrar dessa dor de cabeça, mas o melhor mesmo é sempre estar esperta na hora de contratar um profissional.
Antes de qualquer mudança radical, converse bastante com ele, faça muitas perguntas, leve fotos de referencia para ele ver exatamente o que você espera, questione sobre os cuidados pós-tratamento e, por fim, procure fazer sempre com um cabeleireiro de sua confiança.



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