f
f

Hábitos que estão detonando seu cabelo




Talvez você seja aquele tipo de pessoa que evita ao máximo processos químicos por medo de danificar seus cabelos. Você está corretíssima em fazer isso, porém não é só a descoloração e os alisamentos que prejudicam a saúde dos seus fios. Ainda existem diversos outros hábitos que, muito provavelmente, fazem parte da sua rotina e que estão detonando o seu cabelo (se bobiar, até mais que a química).

habitos-que-estragam-o-cabelo


Quer saber quais são? Confira aí:

Usar babyliss ou chapinha com os cabelos úmidos

Você já foi alertada mil vezes sobre o perigo de usar babyliss ou chapinha nos cabelos molhados, né? Mas você sabia que o risco é o mesmo quando eles estão somente úmidos? Não importa muito se eles estão encharcados de água ou levemente umedecidos, o dano é sempre o mesmo! Isso acontece porque os cabelos ficam mais frágeis e vulneráveis quando estão molhados e, podem perder muita água ao entrar em contato com as altas temperaturas. Todo cuidado e pouco! Certifique-se de seus fios estão completamente secos antes de começar o styling, ok?

Usar muito shampoo a seco

Usar demais o shampoo seco pode prejudicar a saúde dos nossos fios e do nosso couro cabeludo. Isso acontece porque o amido de arroz presente na formula do shampoo a seco, suga toda a oleosidade da nossa raiz. Até aí tudo bem, afinal, você está usando shampoo a seco para se livrar da oleosidade, não é mesmo? Só que, diferente do que muita gente imagina, a oleosidade não é sempre vilã. Ela é super necessária para garantir a nutrição dos fios e equilíbrio do couro cabeludo. Quando você retira com frequência essa oleosidade natural, você impede que esses nutrientes cheguem até o comprimento do cabelo, fazendo com que ele resseque e perca vitalidade. Além disso, o shampoo a seco pode deixar alguns resíduos que, quando acumulados, podem tapar os bubos capilares deixando a raiz dos fios fracas (o que pode provocar queda) e até impede que fios novos surjam. O ideal é sempre maneirar no uso de shampoo a seco e só usar nas emergências mesmo.

dry-shampoo-sprayy

Usar produtos em spray muito próximos a cabeça

Produtos em spray costumam ser muito práticos pra usar, não é verdade? O problema é que, como tudo na vida, se você exagerar na quantidade ou aplicar o produto muito próximo a raiz, são grandes as chances de você ter o efeito contrario do que gostaria. Seus fios podem ficar pesados e com um aspecto horrível por causa desse deslize. Por isso, tenha em mente que a distancia ideal pra acionar o spray é entre 15 a 30 cm no minimo. Um truque também é “mirar” no ar, acima da sua cabeça, e deixar as partículas de produtos descerem levemente nos seus fios.

Dormir com o cabelo preso

Durante a noite, a gente costuma se mexer bastante e, por causa disso, a fricção entre o cabelo e o travesseiro, principalmente se o elastico estiver muito apertado, provoca várias fissuras no cabelo deixando-os quebradiços. Se você faz questão de dormir com o cabelo preso, uma ideia é comprar aqueles elasticos mais “froxos” feitos de meia-calça, sabe? Dizem que pelo menos aquele modelo não aperta tanto assim os fios evitando que eles se rompam.

dormir-de-cabelo-preso

Prender o cabelo com elásticos comuns

O elástico comum é feito com um tipo de borracha que agride terrivelmente nosso cabelo. Essa borracha causa atrito nos fios, fazendo com que eles se enrosquem todo. Além do problemão que você vai ter para desembaraçar os fios, você ainda vai ter que lidar com os “toquinhos” de cabelo que vão sobrar! Sim!  É muito sério… quebra tudo mesmo!

Esfregar a toalha de banho nos cabelos

Como já disse, o nosso cabelo é bem mais fraquinho quando está molhado. Agora imagine só: seu cabelo já tá sensivel, já está todo vulnerável, aí você vai lá esfregar com uma toalha, que por mais macia que seja, vai causar uma fricção terrível aos fios. Esse movimento não só quebra os cabelos, mas também embaraça os fios e provoca frizz. Se você faz isso pra facilitar a tarefa de seca-los, uma dica é “apertar” a toalha nos fios pra sair o excesso de água, sem esfregar.

secar-o-cabelo-com-a-toalha

Lavar o cabelo com água muito quente

Principalmente no inverno é muito difícil evitar o banho quente. Mesmo assim, temos que ter em mente o mal que fazemos contra o nosso cabelo quando nos colocamos debaixo das mais altas temperaturas. A água quente abre as cuticulas do nosso cabelo fazendo com que eles fiquem ressecados, ásperos, embaraçosos e sem vida. Além disso, a água quente também desregula a camada hidrolipídica, fazendo com que a raiz fique mais oleosa. O cabelo fica opaco, menos maleável e rebelde. O melhor pro nossos cabelos é sempre a agua mais fria (não gelada, só fria), mas como nesse frio é impossível fazer isso sem morrer de hipotermia, a saída é apelar pra água morna que não causa tantos danos assim e mantem o corpo quentinho.

Passar condicionador muito perto da raiz

Pra começo de conversa, o condicionador não deve, de jeito nenhum, ser aplicado na raiz. Isso porque ele deixa resíduos, causa descamação no couro cabeludo, deixa seu cabelo com um aspecto pesado e ainda deixa super oleoso. Entenda que esse hábito não só acaba com seu look, como também prejudica a saúde capilar.

cortar-o-cabelo-com-frequencia

Ficar muitos meses sem cortar

É necessário cortar o cabelo, nem que sejam as pontinhas, pelo menos a cada 4 meses. Por que isso? Bom,  com a agressão que os nossos fios enfrentam todos os dias – secador, química, lavagens, passar a mão no cabelo o tempo todo –  nossos fios vão ficando mais sensibilizados, o que pode resultar nas temíveis pontas duplas.  As pontas duplas deixam os cabelos mais fracos e quebradiços, impedindo que o cabelo ganhe comprimento. Por isso, não tenha dó e marque já um horário com o seu cabeleireiro.

Agora que você já descobriu ou relembrou os hábitos que fazem mal pro seu cabelo, está na hora de parar e adquirir novos e melhores hábitos, não é mesmo? Espero que tenha ajudado! Quem tiver perguntas, é só deixar no comentários. BEIJOS!

Nenhum comentário

Postar um comentário